Ir direto para menu de acessibilidade.

Parcerias

por katiuscia.formiga | publicado 17 de setembro de 2019 | última modificação 17 de setembro de 2019

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEMA/AC) tem diversos projetos e programas em andamento em conformidade com o Plano de Governo da atual gestão, que prevê ações no período entre 2011 e 2014. Este Plano, por sua vez, vem dar continuidade às políticas da Frente Popular para o Estado do Acre, iniciadas em 1999. O Plano atual é dividido em cinco eixos: 1.Economia Sustentável, 2 Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, 3.Educação, Saúde e Segurança, 4. Desenvolvimento Social e 5.Gestão Pública.

A SEMA está inserida no eixo de Economia Sustentável, cujas áreas de resultado são o Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Os programas de Economia de Baixo Carbono e Gestão Ambiental fazem parte da Área de Resultado de Meio Ambiente que, por sua vez, contempla todos os nossos projetos. As ações estão referenciadas em dois grandes programas elaborados nestes últimos doze anos de gestão da Frente Popular: o Zoneamento Ecológico Econômico e o Programa de Valorização do Ativo Ambiental Florestal.

Nossas ações vinculadas a estes programas, vem sendo efetivadas com a colaboração de parceiros como o IBAMA, O ICMBio, O INCRA, UFAC, EMBRAPA, FUNAI, as 22 Prefeituras Municipais do Estado do Acre, órgãos estaduais, FIEAC, WWF-Brasil, a Associação SOS Amazônia, CNS, PESACRE e CPI/AC. Especial atenção podemos dar aos dois Termos de Cooperação Técnica assinados com a Agência Nacional de Águas (ANA) que estão possibilitando a implantação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas e a integração e modernização das redes hidrometereológicas situadas no Estado do Acre.

Além de recursos próprios, a SEMA vem contando com recursos oriundos do PROACRE, Fundo Amazônia, Fundo Nacional de Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente. Nós próximos anos da atual gestão, pretendemos intensificar nossas ações, visando contribuir com a implantação de políticas públicas para a construção de um Acre sustentável, tendo como base o desenvolvimento de uma economia verde e inclusão social.

Veja os nossos Acordos de Cooperação Técnica