Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Desenvolvimento Rural Comunitário

por Sema | publicado 25 de setembro de 2019 | última modificação 26 de dezembro de 2019

O programa Negócios Sustentáveis, visa o desenvolvimento do setor Florestal através de uma série de ações voltadas para a melhoria do setor, tais como: PDC, Ramais, PNHR, Piscicultura e energia alternativa. Estas ações estão previstas no projeto Mais Floresta.

Uma destas ações é o Fortalecimento Socioeconômico e Ambiental de Comunidades Rurais através de Planos de Desenvolvimento Comunitário – PDCs com ATER.

O Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC tem como objetivo estratégico proporcionar maior inserção das comunidades rurais no desenvolvimento regional, fomentando políticas públicas estaduais que garantam a melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade socioambiental e econômica dessas comunidades.

A elaboração dos Planos de Desenvolvimento Comunitário – PDCs orienta para a inclusão social e a vocação econômica de cada comunidade com a implementação de ações para a melhoria nas condições de vida das comunidades com serviços básicos nas áreas de saúde, educação, saneamento, cidadania e assistência social; o fortalecimento comunitário como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável e; a produção sustentável com foco na floresta e na recuperação de áreas alteradas, bem como integração com as cadeias produtivas da agricultura familiar.

Ação Previstas no PPA 2020-2023 para este projeto:

  • Ação 1. Fortalecimento Socioeconômico e Ambiental de Comunidades Rurais através de Planos de Desenvolvimento Comunitário – PDCs com ATER.