Ir direto para menu de acessibilidade.

Jogos Ambientais

por Sema | publicado 17 de setembro de 2019 | última modificação 17 de setembro de 2019

Os Jogos Ambientais do Acre foram elaborados a partir das informações contidas no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Os jogos têm o objetivo de difundir junto à sociedade várias informações sobre o meio ambiente, economia, cidades, história, gastronomia e geografia do Estado do Acre, de forma lúdica e interativa, destinado também a crianças de diferente faixa etária. Os jogos possibilitam ao mesmo tempo em que as pessoas se divirtam que elas aprendam mais sobre as potencialidades e riquezas de nosso Estado, bem como da importância de preservar e conservar os nossos recursos naturais.

O jogo pode assumir um papel importante no processo educativo da criança, entendendo-se aqui educação em sentido mais amplo, que extrapola o conceito de educação escolar. Segundo Vygostsky as atividades lúdicas, entre elas o jogo, têm uma grande importância para o desenvolvimento da criança, uma vez que estimulam sua capacidade de tomar iniciativa, sua criatividade, linguagem, autoconfiança e concentração (Pierozan e Brancher 2004).

No caso dos Jogos Ambientais do Acre, buscou-se utilizar esse instrumento para difundir o conteúdo do ZEE. O conjunto dos jogos ambientais é composto por 17 jogos que se dividem em:

Jogos de tabuleiro: os jogadores se movimentam em um tabuleiro à medida que respondem perguntas. Os Jogos Ambientais do Acre têm 6 jogos de tabuleiro com perguntas fixas no tabuleiro e 4 com perguntas em cartas.

Jogos de mesa: exigem concentração do jogador. As ilustrações são a forma de trabalhar o conteúdo sócio-ambiental. Os Jogos Ambientais do Acre contam com um dominó e um jogo da memória.

Contação de histórias: estimulam a criatividade, e no caso do Acre trabalham as lendas regionais. Seis contos que compõem os Jogos Ambientais do Acre podem ser usados em atividades de contação de histórias e teatro.

Jogos de estratégia: exigem do jogador a formulação de uma estratégia, além de uma dose de sorte!! Os Jogos Ambientais do Acre têm 2 jogos de estratégia.