Ir direto para menu de acessibilidade.

Arborização Urbana

por Sema | publicado 17 de setembro de 2019 | última modificação 17 de setembro de 2019

A arborização urbana desempenha relevante papel na manutenção da qualidade ambiental das cidades. Varias são suas contribuições: ameniza o efeito estufa no meio urbano, absorve poeira, diminui a poluição atmosférica, sonora e visual e ainda age sobre a saúde física e mental do ser humano, contribuindo para sua qualidade de vida. Além de todas estas funções ajuda a organizar o meio urbano, embeleza e perfuma ruas, praças e jardins melhorando a paisagem do ambiente. 

O Governo do Estado do Acre, levando em consideração tais importância e benefícios, está elaborando o Programa Estadual de Arborização Urbana. As atividades estão sendo realizadas por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA conforme Art. 1º do decreto nº 3.038 de 23 de dezembro de 2011.

O objetivo do programa é de promover a melhora das cidades do Estado do Acre através dos efeitos benéficos ambientais e paisagísticos da arborização, de forma que todas as ações nesse sentido obedeçam às orientações técnicas estabelecidas.

Conceito

Arborização urbana compreende os vários elementos vegetais de porte arbóreo que podem ser localizadas dentro das cidades, ou seja, as árvores plantadas em quintais, calçadas, parques e praças.